RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD/FEAM/IEF/IGAM Nº 3.045, DE 02 DE FEVEREIRO DE 2021

Foi publicada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD), em conjunto com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) e o Instituto Estadual de Floresta (IEF), no dia 02 de fevereiro de 2021, a Resolução Conjunta nº 3.045/2021, a fim de viabilizar a informatização dos procedimentos administrativos que tramitam nas unidades do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SISEMA) de Minas Gerais.

A partir de sua publicação, os órgãos e entidades pertencentes ao SISEMA deverão viabilizar o denominado “processo híbrido”, possibilitando a disponibilização dos atos processuais em meio eletrônico e em meio físico, concomitantemente.

A submissão ao processo híbrido fica restrita aos seguintes processos:

 

I – licenciamento ambiental anteriores à entrada em funcionamento do Sistema de Licenciamento Ambiental – SLA;

II – intervenção ambiental anteriores à entrada do processo no Sistema Eletrônico de Informações – SEI;

III – outorga de direitos de uso de recursos hídricos anteriores à entrada do processo no SEI;

IV – autorização de manejo da fauna silvestre terrestre e de biodiversidade aquática anteriores à entrada em funcionamento do SEI;

V – autorização para uso e manejo da fauna silvestre e exótica, em cativeiro, anteriores à entrada em funcionamento do SEI.

Vale destacar que o envio de documentos, estudos e demais informações relativas aos processos supracitados deverá ser feito por meio do SEI, sendo admitida a entrega física nas unidades do SISEMA apenas até 31 de março de 2021. A Resolução não apenas viabiliza o acesso informatizado aos processos administrativos ambientais, mas permite uma melhor comunicação entre os órgãos ambientais pertencentes ao SISEMA, os quais, por vezes, precisam decidir conjuntamente em um mesmo procedimento.

Comente

Seu e-mail não será publicado.

*