PROMAT PARTICIPA DA REUNIÃO FIEMG DE 09/09/2021

A PROMAT, representada pelo escritório Porto, Miranda, Rocha & Advogados – PMRA, participou da reunião da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG, que ocorreu em 09/09/2021 (quinta-feira).

A reunião foi tratou de 4 (quatro) grandes pautas: Economia e Finanças Empresariais, setor de Siderurgia e Metalurgia, Projeto SENAI 4.0 e os aspectos da LGPD com a Lei 13.709/2018.

Sobre o Setor Celulose e Papel, o Sr. Izack Carlos, consultor econômico da Gerência de Economias e Finanças Empresariais da FIEMG, iniciou sua apresentação destacando o setor de Celulose e Papel. Em seguida, citou as divergências nos cenários domésticos e externos, referente às atividades do setor, mostrando a porcentagem de crescimento no mercado nacional e internacional da celulose e do papel, bem como as perspectivas para o final de 2021 e começo de 2022.

A respeito do setor de Siderurgia e Metalurgia, o Sr. Marcos Paulo, analista de estudos econômicos, ressaltou a demanda aquecida do aço sustentando a elevação do seu preço. Além disso, explicou a razão dos preços elevados e aumento da sua procura no agronegócio, construção civil e no setor automobilístico. Citou a possível crise hídrica e seus impactos em diversos setores produtivos e pautou sugestões de outros tipos de energia renováveis. Ao final, da apresentação foi aberto o debate e foram respondidos os questionamentos dos participantes.

Em continuidade à pauta, a Sra. Ingrith Cristina, supervisora de Tecnologia Industrial da Gerência de Tecnologia e Educação para a Indústria deu início à sua apresentação mapeando o Centro SENAI 4.0 em Contagem e os outros futuros Centros de Tecnologia da rede que estarão presentes em Minas Gerais. Em seguida, deu enfoque às tecnologias habilitadas no conceito da Indústria 4.0, demonstrando o funcionamento do SENAI 4.0, da jornada de transformação e alguns cases realizados pelas indústrias.

A Sra. Ana Paula, da Gerência de Integridade, apresentou aos conselheiros uma explicação sobre a Lei 13.709, sancionada em 14 de agosto de 2018, que entrou em vigor definitivamente em 1° de agosto de 2021. Além disso, tratou sobre os princípios da lei, em especial a prestação de contas para as partes interessadas. Em seguida, mostrou a LGPD na prática: do planejamento à execução. Ao final, sugeriu uma trilha online, presente no site FIEMG, na qual explicou detalhadamente a sua importância e o papel para se enquadrar com a lei.

O Sr. Guilherme Zanforlin, analista de Meio Ambiente, mencionou o uso do resíduo de MDF/MPD como uma forma de combustível alternativo, visando a análise do comportamento na queima do material e possível regulamentação de seu uso. Em seguida, relatou sobre a proposta de realizar um teste de queima, juntamente com o órgão ambiental, em forno específico e com a participação de laboratório homologado. Destacou ainda as características necessárias para esse monitoramento, em especial, os tipos de resíduos e condições para a operação do teste de queima. Por último, ressaltou que após a conclusão dos testes, o texto final da Minuta de Deliberação Normativa para regulamentação da queima de resíduos de MDF/MDP
e seus assemelhados será enviado para aprovação do COPAM.

O Sr. Wagner Soares informou a substituição do Sr. Antônio Augusto Melo Malard pela Sra. Maria Amélia de Coni e Moura Mattos Lins na diretoria do Instituto Estadual de Florestal – IEF. Destacou que em breve a mesma será convidada pelo CEMA para uma reunião.

A participação na reunião foi de grande relevância para acompanhar as novidades do setor industrial em Minas Gerais.

Comente

Seu e-mail não será publicado.

*